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Conheça o treino personalizado de corrida. Feito para encaixar sua rotina em uma vida realmente saudável.

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Dicas

10 dicas essenciais para iniciantes e corredores experientes

1- AVALIAÇÃO:
A avaliação médica e a avaliação física são de grande importância antes de se iniciar qualquer tipo de atividade física, principalmente a corrida. Seus resultados dão segurança ao praticante e a condição de estabelecer limites para o exercício que será realizado, bem como possível restrições individuais.

 

2- VESTIMENTAS:
A roupa adequada para a corrida é aquela que seja confortável e facilite a transpiração, mantendo a temperatura corporal adequada. Pra isso, já existem tecidos apropriados que cumprem esta função e ajudam no desempenho do corredor. Como o tecido das camisetas CCEE/Peralta Sports.
Hoje os corredores têm acesso a diversos modelos de tênis para corrida, todos cumprindo a mesma função básica, a absorção do impacto provocado pela fase aérea da passada, porém, para cada tipo de pisada ou curvatura do pé já se produzem modelos específicos que tentam minimizar estas alterações.



3- LOCAL
O local da corrida deve ser sempre o mais plano possível, principalmente para os iniciantes, devendo-se priorizar a segurança durante o trajeto e o bem estar do corredor.

 

4- ALIMENTAÇÃO:
Não se deve praticar nenhuma atividade física em jejum. A alimentação deve ser feita de acordo com a intensidade do treinamento. Uma alimentação leve, baseada em carboidratos antes de qualquer sessão de exercícios será o combustível para os seus músculos em atividade.

 

5- HIDRATAÇÃO:
A hidratação deve ser feita antes, durante e depois da corrida. Trinta minutos antes, deve-se tomar cerca de 500ml; durante recomenda-se ao menos mais 500ml para cada 30 minutos de atividade; e após, continuar com a reidratação mesmo que não haja sede; já que esta é indicativa de desidratação importante. Para uma corrida com tempo superior a 60 minutos recomenda-se a reposição de carboidratos e eletrólitos, encontrados em bebidas isotônicas.

 

6- AQUECIMENTO
Antes de qualquer atividade física o aquecimento é essencial para se obter um bom desempenho do exercício realizado. Preparar as articulações e elevar a temperatura corporal são alguns dos benefícios adquiridos com essa prática.

 

7- FRIO E CALOR:
Deve-se tomar medidas preventivas para o treinamento de corrida em situações extremas de temperatura. No calor o cuidado com a hidratação deve ser dobrado e no frio o aquecimento e o alongamento devem ser feitos com maior atenção.

 

8- OBJETIVO:
É sempre importante estabelecer metas para quem vai começar um treinamento de corrida. De acordo com seu objetivo e nível de condicionamento físico o corredor poderá treinar para uma determinada prova, sendo ela de longa ou curta quilometragem.

 

9- CAMINHAR OU CORRER?
Ao iniciar um programa de treinamento visando à corrida é importante saberque dependendo do nível de condicionamento do praticante, a caminhada será mais recomendada, já que correr exige um nível de preparo físico específico, adquirido com o tempo.

 

10- ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL:
O acompanhamento de um Educador Físico com especialização em treinamentos em corrida é a melhor maneira de se obter os resultados pretendidos com a corrida. Sua orientação irá otimizar o tempo de treinamento e garantir a segurança durante a atividade realizada.

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